Cadernos de Antropologia e Imagem
A criação de Cadernos de Antropologia e Imagem (1995-2007) tinha como objetivo divulgar a produção nascente no campo da antropologia visual brasileira e a produção internacional clássica e contemporânea. No editorial do primeiro número de Cadernos indagamos o que motivou a sua criação: “o que sabemos no Brasil sobre a produção de imagens etnográficas realizadas nas últimas décadas, nos diversos centros internacionais? Quem são os principais autores de antropologia visual?”.
Naquele momento, era crescente o interesse das novas gerações pelo uso etnográfico da imagem em suas expressões mais variadas. Durante doze anos Cadernos foi o principal e único periódico brasileiro de divulgação da antropologia visual, mantendo a sua proposta de oferecer aos pesquisadores e pesquisadoras um instrumental inovador para a pesquisa audiovisual nas ciências humanas.
Disponibilizamos, aqui, todo os números Cadernos de Antropologia e Imagem cumprindo seu objetivo original de divulgar esta literatura especializada, e estimulamos as novas gerações a prosseguirem esta tarefa de aprimoramento e refinamento deste universo imagético onde ainda há muito a ser explorado para melhor compreensão da vida social.