
O que é o INARRA?
O Grupo de Pesquisa Imagens, Narrativas e Práticas Sociais / INARRA,
vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências
Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, foi criado em 1994. Desde então, ele promove a formação de pesquisadores nos campos da Antropologia Visual, da Performance e da Antropologia Arte, em suas diversas expressões.
Coordenado por Clarice Peixoto e Marcos Albuquerque, o INARRA reúne estudantes de graduação, pós-graduação e os
pesquisadores interessados em refletir sobre essas linguagens e narrativas na pesquisa sócio antropológica.

Pesquisadores
Conheça a equipe de pesquisadores que faz parte o Inarra.


Filmes
Em busca do pequeno paraíso. Clarice Peixoto, 20min, 1993.
Em Paris, para escapar da solidão, duas senhoras se encontram na praça, vão às compras e ao café. Ao assistirem as imagens das práticas de sociabilidade dos velhos cariocas (vôlei, baile na praça e jogo de cartas), elas lembram a juventude e falam sobre a velhice e suas dificuldades.

Ensaios Fotográficos

Cinema & Antropologia

O programa Cinema & Antropologia: os bastidores do filme etnográfico foi criado em 2001 para a UTV – TV Universitária do Rio de Janeiro - com o objetivo de apresentar filmes realizados no âmbito de pesquisas sociais. Foi extinto em 2005 após a apresentação de trinta programas, compostos de uma entrevista com o pesquisador e a exibição de seu filme.
Cinema & Antropologia inicia uma nova série, agora sem amarras da grade televisiva, dando continuidade às conversas sobre as condições de realização da pesquisa e do filme, as formas de interação com as pessoas filmadas, as particularidades de cada um, a relevância do uso da imagem nas ciências sociais, entre outras. A ideia é estimular o debate sobre as condições de elaboração de um audiovisual científico no campo das Ciências Sociais.

Publicações (livros, artigos, teses, dissertações e monografias)
GAMA A. & PEIXOTO C. Imagens de guerra. Uma leitura sociológica do fotojornalismo, 2014
A partir da comparação dos conteúdos e contextos sociais de produção das fotografias da Guerra da Criméia (1854-56), da Guerra da Secessão norte-americana (1861-65) e da Guerra do Paraguai (1865-1870), o artigo argumenta que essas imagens ...
Gleice Maria Mattos de Vasconcellos Luz. Noras e Sogras: sobre relações familiares, conflitos e imagens.
O presente trabalho tem como foco o parentesco por aliança, sendo esta uma relação que se estabelece sem o privilégio da escolha, tão cara aos indivíduos ...
Henrique Fornazin. Luta pela moradia na Ocupação Manuel Congo: Imagens e implicações subjetivas
Essa pesquisa visa compreender a maneira como se organizou e se organiza o coletivo de moradores de uma ocupação urbana localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, tendo como questão a mobilização dos sujeitos...
Ana Clara Chequetti da Rocha Duarte. O cinema introspectivo de Éliane de Latour: a experiência da perspectiva do “outro” na antropologia visual
Este trabalho pretende retomar questões fundamentais da obra da antropóloga cineasta Eliane de Latour através da construção da narrativa sobre exclusão e confinamento em três de seus filmes.

VídeoAula
O INARRA inaugura um novo espaço para o ensino de Antropologia Audiovisual: as VídeoAulas. Um projeto que visa divulgar as diversas questões que permeiam este campo sob o ponto de vista de especialistas.